Terça Feira,12 de Novembro de 2019 São 22h55

ECONOMIA CIDADES GERAL POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE ENTRETENIMENTO DESTAQUE SOCIAL EDITORIAL PUBLICAÇÕES

PÁGINA INICIAL

FALE CONOSCO

Alunos de Vera assistem à peça de teatro sobre cuidados e preservação do meio ambiente

O teatro da Guaribinha e sua turma no mundo encantado ensinou as crianças que não se pode poluir os rios e que lixo precisa ser jogado na lixeira
23/10/2019 - 15:10:56

O teatro de bonecos do grupo Florescer no Cerrado visitou nesta quarta-feira (23) o Município de Vera para dar uma aula diferente para os alunos das escolas municipais. O espetáculo faz parte do projeto de educação ambiental realizado pela concessionária Águas de Vera/Aegea. A empresa que tem uma parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Vera trouxe o grupo de teatro, que apresentou a peça Guaribinha e sua turma no mundo encantado.

William Carvalho que é chefe de projetos sociais do grupo Aegea expôs sobre o principal objetivo de trazer teatros como este para os alunos. “Esse é um trabalho que o grupo desenvolve em todas as cidades em que temos a concessão. E o objetivo maior é a conscientização das crianças de uma forma lúdica, então você traz a problemática da questão do lixo, de tomar água de qualidade, de estar dando a destinação correta do lixo. Mostrar a preocupação com o meio ambiente levando de uma forma bem lúdica para as crianças este é o principal objetivo”, destacou Willian.

Os alunos dos dois períodos matutino e vespertino assistiram à peça.  A peça aborda de forma lúdica, os problemas causados ao meio ambiente pelo acúmulo de lixo nos rios, córregos e as doenças que podem ser provocadas pelas fossas sépticas. O teatro de bonecos apresenta personagens que representam a fauna sul-mato-grossense como tamanduá, jacaré, onça-pintada, peixes pintado e dourado, macaco e capivara, que é a protagonista da história como a professora Guaribinha. O enredo instiga as crianças a jogarem o lixo em lixeiras para não poluir a natureza e a não brincar perto de fossas, além de explicar como a água tratada chega até as residências.

Para a aluna Izabela Oliveira Buratti assistir o teatro é uma forma divertida de aprender. “Eu achei o teatro muito legal a gente aprendeu bastante sobre ele. E foi muito criativo eu gostei. Eu aprendi que não pode poluir os lugares, que não pode jogar lixo na rua. Que não pode jogar lixo nos mares e nos rios tem que jogar ele na lixeira. Tem que economizar água quando for escovar o dente não deixar a torneira ligada. Apreendemos bastante coisas legais sobre isso”, ressaltou a aluna da Escola Nilza.

A secretária de Educação Cecília Gabriela Moraes finalizou falando sobre a importante de ações como esta e da continuidade da parceria com a Aegea. “É de extrema importância e uma maneira muito divertida de falar sobre o tema de ensinar, refletir de uma maneira que as crianças aprendem muito mais porque refletem sobre o que foi colocado e o que a gente trabalha durante todo ano na escola. Então falar sobre a sustentabilidade, o meio ambiente, o uso consciente da água e estamos bastante contentes e agradecidos a Aegeas, por mais este evento. Temos firmado essa parceria desde o início da gestão temos trazido e confirmado estas parcerias para que dê continuidade justamente para que não seja uma ação isolada, mas uma ação no princípio da continuidade mesmo”, destacou a secretária.

Fonte:Dieny Vieira