Sexta Feira,06 de Dezembro de 2019 São 23h34

ECONOMIA CIDADES GERAL POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE ENTRETENIMENTO DESTAQUE SOCIAL EDITORIAL PUBLICAÇÕES

PÁGINA INICIAL

FALE CONOSCO

Assistidos da Seara Espírita de Luz recebem curso de ‘Produção Caseira de Derivados de Milho’

21/06/2019 - 18:35:41

Encerrou na tarde desta sexta-feira, dia 21, o curso de ‘Produção Caseira de Derivados de Milho’, uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá e Seara Espírita de Luz.

O curso que tem por objetivo a promoção social, valorização e integração teve duração de 40 horas e foi dividido entre teoria e prática. Ao todo 12 pessoas participaram.

Segundo a instrutora do Senar, Gislaine de Oliveira, as alunas aprenderam práticas de manipulação e fabricação, segurança e saúde no trabalho, cidadania e meio ambiente e na prática manipulação do milho em biscoitos, bolachas, bolos, salgados, pamonha, cural, cremes, suco de milho, macarrão dentre outros produtos. ‘Todas estão de parabéns, são dedicadas e estão aptas a produzir com qualidade todos os alimentos ensinados durante o curso’, destacou Gislaine.

De acordo com a assistente social, Elem Cristina, todas que participaram do curso são pessoas atendidas pela entidade. ‘A Seara mobilizou ás participantes e felizmente muitas concluíram o curso e agora podem melhorar à renda familiar vendendo produtos que aprenderam a produzir, disse.

A dona de casa, Eliane Porfilho, 34 anos, fez o curso e afirmou se sentir realizada. ‘Foi maravilhoso, aprendi muito e quero fazer em casa, trazer aqui na Seara para compartilhar e também vender os produtos: cural, bolo de milho e a sopa paraguaia’, informou.

A auxiliar de limpeza Suelen Pereira, 24 anos, disse à nossa reportagem, que aprendeu economizar nos ingredientes ‘para fazer um bolo de qualidade não precisa de coisas caras, utilizando à medida certa gasta-se pouco e fica bom’, enfocou. Suelen acrescentou ainda que pretende fazer empadinha de milho para vender no serviço.   

O representante do Sindicato Rural de Cuiabá, Jeferson da Silva, disse que o sindicato intermediou a realização do curso na entidade e forneceu todos os utensílios para a realização do mesmo.  ‘A Seara é uma ótima parceira, nós do sindicato queremos estender esse laço e trazer novos cursos para a entidade’, ressaltou.

A presidente da Seara, Elione Fátima, compareceu no encerramento do curso e informou que este é o início de muitos outros cursos que a entidade vai oferecer juntamente com os parceiros. ‘Agradecemos muito o Senar que vai direto nas comunidades que necessitam de profissionalização. Fez toda a diferença para nós! Agradeço também o sindicato e às participantes”.

A previsão é que novos cursos sejam realizados ainda este ano na Seara Espírita de Luz dentre eles; doces, informática, Produção caseira de conserva de vegetais e frutas etc.

Fonte:Cristiane Guerreiro