Sábado,21 de Outubro de 2017 São 15h28

ECONOMIA CIDADES GERAL POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE ENTRETENIMENTO DESTAQUE SOCIAL EDITORIAL PUBLICAÇÕES

PÁGINA INICIAL

FALE CONOSCO

Casa da Amizade, Secretário de Saúde e Vereadores reúnem com representante do Hospital do Câncer de Barretos em MT

Iniciativa visa firmar parceria para atendimentos de pacientes de Vera.
11/10/2017 - 11:19:21

Uma reunião realizada ontem (10) na câmara municipal foi o primeiro passo para uma possível parceria entre o município de Vera e o Hospital do Câncer de Barretos. Por intermédio da Casa da Amizade em conjunto com a secretaria de saúde foi articulado à visita do senhor José Luis que representa o Hospital do Câncer de Barretos em Mato-Grosso.

Durante a reunião José Luis explicou os procedimentos burocráticos que o município de Vera precisa realizar para firmar essa parceria e com isso beneficiar a população com encaminhamentos de pacientes para o hospital e também através da prestação de serviços na área da saúde com a vinda de uma unidade móvel até a cidade.

Para isso, segundo ele, é preciso fazer o cadastro do município e posteriormente a entidade Casa da amizade fazer um projeto e encaminhar ao Hospital.

Ainda de acordo com ele como contrapartida será preciso realizar no município um evento beneficente em prol do Hospital do câncer.

Após esses procedimentos torna-se possível encaminhar pacientes até o Hospital do Câncer de Barretos como também o município tem o direito de mandar um profissional para capacitação.

O representante do Hospital do Câncer de Barretos em Mato-Grosso citou alguns municípios que realizam eventos em prol do hospital exemplo; Primavera do Leste com o evento “Encontro de Violeiros”, Campo Novo com o ‘Baile dos Girassóis”, Alta Floresta com o “Leilão de Gado” entre outros e com isso já receberam a unidade móvel do hospital com prestações de serviços na área da saúde.  

Referente à unidade móvel para serviços de prestação de saúde o representante do Hospital do Câncer de Barretos em Mato-Grosso explicou que será possível a vinda após 3 anos.

Segundo ele, a unidade móvel atende 90 municípios cadastrados do estado de Mato-Grosso e a vinda para o estado acontece um ano sim e outro não.

Ao final da reunião a integrante da Casa da Amizade, Fabia Ortega, foi eleita coordenadora do Hospital do Câncer de Barretos em Vera.

Participaram da reunião integrantes da casa da amizade, secretário de saúde Waldir Alessandro Gabriel, presidente da câmara Carlos Renato Parra, vereador Adalto de Souza, representante do conselho municipal da saúde Marines Madruga e alguns servidores.

Hospital do Câncer de Barretos

O Hospital de Câncer de Barretos é referência em oncologia no país. O hospital atende pessoas portadoras de câncer de todo o Brasil, principalmente as das classes menos favorecidas. O atendimento é totalmente gratuito.

O Hospital de Câncer de Barretos precisou criar um projeto para filtrar pacientes que chegavam de muito longe, sem necessidade, em busca de tratamentos criando filiais que, ao todo, atendem 800 pessoas diariamente, em Porto Velho (RO), Campo Grande (MS), Nova Andradina (MS), Juazeiro do Norte (CE), além de outra, mais completa, em Jales (SP). 

A direção do Hospital do Câncer de Barretos também investiu em outra frente de prevenção ao câncer, que dá mobilidade aos atendimentos. Existem 12 carretas (as unidades móveis) que percorrem o país com ações preventivas, que incluem exames de papanicolau, próstata, mamografia e pele.

Fonte:Cristiane Guerreiro. Fotos: Daiana Berti