Quarta Feira,03 de Junho de 2020 São 16h14

ECONOMIA CIDADES GERAL POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE ENTRETENIMENTO DESTAQUE SOCIAL EDITORIAL PUBLICAÇÕES

PÁGINA INICIAL

FALE CONOSCO

Coordenadora da Vigilância Epidemiológica fala sobre novo caso suspeito de Coronavírus em Vera

Seis pessoas estão em isolamento domiciliar por que tiveram contato com o paciente que está com suspeita.
20/05/2020 - 16:20:12

Na manhã desta quarta-feira (20) o Boletim Informativo do Coronavírus de Vera sofreu uma nova mudança em seus números. O Boletim que vinha a dias sendo emitido com a mesma informação apresentou nesta manhã novos dados, um novo caso suspeito de Covid-19, e seis pessoas em isolamento domiciliar por terem estado em contato com a pessoa que está com a suspeita da doença. O paciente que está com a suspeita de Coronavírus não é de Vera, ele veio do município de Sinop e está na cidade a trabalho.

Quem falou sobre a situação foi a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica de Secretaria de Saúde Vera Ivânia Totti Ferreira.

“Falo hoje em nome do secretário de Saúde Waldir, como combinamos toda vez que houvesse uma mudança no nosso boletim estaríamos aqui para estar passando a informação correta a população de Vera. Como vocês já estão acompanhando hoje tivemos uma mudança no boletim, onde temos um paciente com suspeita de coronavírus e seis pessoas em isolamento domiciliar. Esse paciente que está como suspeita é um paciente de Sinop, ele não é um paciente do município de Vera. Ele está aqui a trabalho. Chegou com alteração do quadro de saúde, foi encaminhado para o Pronto Atendimento, onde foram realizados os exames de momento e deu alteração nos exames. Fizemos o teste rápido que deu negativo, mas sabemos que tem um tempo certo para estar realizando este teste para que ele dê negativo ou positivo. Este paciente vai ficar aguardando aqui no município até dar o tempo correto para que ele possa estar realizando nova amostra do teste rápido. O paciente está bem de saúde agora, por tanto, ele está em cuidados no domicílio. Está sendo orientado e acompanhado pela Unidade Básica, recebendo todas as orientações necessárias no momento”, ressaltou Ivânia. 

A coordenadora esclareceu ainda sobre as pessoas que estão em isolamento domiciliar. “As pessoas que estão em isolamento domiciliar, são contatos deste paciente que é suspeito. Então todas as pessoas que tiveram contato com um paciente que tem a suspeita da doença precisam ficar em isolamento domiciliar. O isolamento é pelo prazo de 14 dias. E quero deixar claro que estas pessoas que estão em isolamento não apresentam sintomas do covid-19, porém tiveram contato com o paciente suspeito, por isso precisam estar isolados. Eles assinam um termo de isolamento que foi criado pelo comitê municipal de prevenção e enfrentamento ao coronavírus, esse termo é um compromisso que ele faz com a sociedade de que não vai sair da casa para nada durante este período de 14 dias”, destacou.

Ivânia finalizou pedindo mais uma vez para a população de Vera se cuidar para que em Vera não aconteça o mesmo que aconteceu no município de Sorriso. “Preciso reforçar para a população tomar as medidas de proteção. Isso está sendo tão repetitivo, tanto da saúde quanto da mídia para que a população evite aglomeração, use as máscaras de proteção facial, a gente está vendo que a população está brincando, parece que não estão acreditando na doença, no perigo que correm. E a gente vê em comparação a Sorriso, em que foi a mesma situação a população não dava importância para aquilo que era orientado e hoje a gente vê a situação que está Sorriso nossa cidade vizinha. E é o que pedimos, imploramos para a população que se cuide, que se previna por que não queremos que Vera chegue à situação que Sorriso está hoje”, concluiu a coordenadora da vigilância epidemiológica. 

Fonte:Dieny Vieira