Domingo,15 de Dezembro de 2019 São 22h11

ECONOMIA CIDADES GERAL POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE ENTRETENIMENTO DESTAQUE SOCIAL EDITORIAL PUBLICAÇÕES

PÁGINA INICIAL

FALE CONOSCO

Departamento de Cultura realiza a abertura oficial do I Encontro Estadual de Bibliotecas

Cerca de 38 municípios tem presença confirmada no Encontro.
29/11/2019 - 16:04:41

A Prefeitura Municipal de Vera através do Departamento de Cultura realizou na tarde desta quarta-feira 27 a abertura oficial do Encontro Estadual de Bibliotecas. O encontro será realizado até sábado (30) e conta com a participação de 38 municípios. Estiveram presentes na abertura oficial do encontro diversas autoridades como o vice-prefeito Marcelo Alves da Costa, a primeira dama e secretária de assistência social de Vera Rosangela Giacomelli, secretário Estadual Adjunto de Cultura José Paulo Traven, a coordenadora do SEBPMT Waldineia Almeida, a Bibliotecária da Ong Recode Ilca Bandeira, a escritora Leni Chiarello Ziliotto, além de representantes de municípios vizinhos como Sorriso e Feliz Natal.

Para Rodrigo Gomes chefe do Departamento de Cultura a realização deste evento e a vinda da Secretaria Estadual e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas para Vera é a resposta de um trabalho positivo que vem sendo realizado pelo Departamento de Cultura, pela Administração Municipal e pela nossa Biblioteca Municipal.

“Iniciamos na tarde desta quarta o nosso I Encontro Estadual de Bibliotecas de Mato Grosso, com a proposta de descentralizar Cuiabá e se aproximar mais do interior, onde nos lançamos esta proposta para todos os municípios do norte e médio norte para que pudessem estar aqui participando conosco. Vamos estar debater planos de livro, leitura, literatura e biblioteca para os municípios começar a se organizar e terem os seus planos para concorrerem a editais a nível estadual e federal. Como também vamos estar com a Bibliotecária da Ong Recode do Rio de Janeiro Ilca Bandeira que irá mostrar diversas plataformas de curso gratuitos que podem ser disponibilizados para as bibliotecas dentro das suas bases digitais. Vamos falar também sobre o fórum de organização dos gestores, organização de bibliotecas e muitos outros assuntos que serão abordados pelo sistema de bibliotecas públicas, destacou Rodrigo.

Para a Bibliotecária da Ong Recode do Rio de Janeiro Ilca Bandeira encontros como este são importantes para mostrar para a comunidade que a biblioteca é equipamento de transformação social.

“Trabalho com a Ong Recode que trabalha desde 2015 com o programa de bibliotecas que é o Recode bibliotecas e o Mato Grosso tem muitas bibliotecas que se destacam no âmbito de transformar esses equipamentos para a comunidade e colocá-los num protagonismo de que aquilo é para a população a biblioteca como um equipamento de transformação social. Então quando me despenco lá do Rio de Janeiro para o Mato Grosso é uma forma de reconhecimento e uma forma da gente trabalhar em rede e fortalecer mais e mais esses espaços para que as pessoas se apropriem desses equipamentos como sendo delas. Esta é a importância que a gente dá para as bibliotecas públicas hoje e eventos como este só vem a somar e a fortalecer este propósito”, destacou ela.

O secretário estadual adjunto de cultura José Paulo Traven, expôs a importância deste evento e a parceria entre a Secretaria de Estado e o Departamento de Cultura de Vera. “Este é o Encontro Estadual de Bibliotecas, que faz parte do nosso plano estadual de bibliotecas uma série de encontros e também de assessoria para as prefeituras para que a gente consiga ter um atendimento com as bibliotecas de forma mais competente, mais assertiva. E o município de Vera está saindo na frente sendo parceiro da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer para execução deste importante evento. Temos aqui que confirmaram presença representantes de 38 municípios. Então é muito positivo e para nós é um prazer estar aqui. E quero parabenizar a prefeitura de Vera, os servidores da Secretaria de Educação, e os Coordenadores da área da cultura. Hoje fomos visitar a biblioteca daqui e é emocionante o carinho com que os servidores e a coordenação de cultura trata aquele lugar é uma biblioteca inclusiva, limpa, convidativa que recebe os jovens é um ponto de referência para os jovens de vera sem dúvida”, concluiu o secretário.

Abaixo segue a programação dos próximos dias do Encontro.

Dia 28 a abertura está marcada para as 09h00, o almoço às 12h, o retorno às 13h quando terá início a palestra de Programa de Qualificação dos Agentes de Bibliotecas Públicas com a mediadora Waldineia de Almeida Ribeiro que é Bibliotecária.

Para o dia 29 também terá a abertura às 09h00, o almoço às 12h, o retorno às 13h quando será realizado o Fórum do PMLLLB – Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de Vera, também mediado por Waldineia de Almeida Ribeiro – Bibliotecária.

No dia 30 será realizado das 08h às 11h o sexto café com Leni (Escritora Leni Chiarello Ziliotto) Exposição de Livros, entrega de telas que contam o surgimento do Município de Vera para Biblioteca Municipal Nilza de Oliveira Pipino, e a entrega do Livro Uma Floresta, uma menina e um manequim “A Fartura” em telas. E às 19h o encerramento do Encontro com o Espetáculo De Ballet O Quebra Nozes.

Fonte:Dieny Vieira