Segunda Feira,19 de Agosto de 2019 São 20h58

ECONOMIA CIDADES GERAL POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE ENTRETENIMENTO DESTAQUE SOCIAL EDITORIAL PUBLICAÇÕES

PÁGINA INICIAL

FALE CONOSCO

Escolas Municipais de Vera realizam atividades especiais na semana do meio ambiente

05/06/2019 - 14:18:35

A Semana Nacional do Meio Ambiente começa em 1 de junho e vai até 5 de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A semana de conscientização foi criada, no Brasil, através do Decreto de nº 86.028, datado em 27 de maio de 1981. O objetivo era complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU. A proposta desta data é chamar a atenção de todos os governos e da população em geral sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente.

O principal objetivo da Semana Nacional do Meio Ambiente é conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas. Entre os meios mais utilizados para isso, estão a realização de palestras nas escolas, workshops abertos ao público sobre reciclagem doméstica, apresentação de projetos de eco-sustentabilidade, coleta de lixo em áreas públicas como praias e parques, a conscientização da população para o consumo sustentável, plantio de mudas de árvores em campos e parques públicos além de construções sustentáveis e ecológicas.

Visando isso e em comemoração a Semana do Meio Ambiente as Escolas Municipais de Vera prepararam para os alunos uma programação especial com várias ações e atividades alusivas e na manhã desta terça-feira (04), a Escola Nilza de Oliveira Pipino preparou para as crianças do 2º ano um passeio pelo bosque da Igreja Católica São Judas Tadeu. Durante o passeio os alunos observaram os ambientes que eram preservados e os ambientes que já sofreram alguma alteração feita pelo homem. Além de praticar a preservação do meio ambiente recolhendo o lixo que estava jogado pelo caminho.

As alunas Sofia e Isabela explicaram o que elas fizeram neste dia e o que elas aprenderam com essa atividade. “Hoje a gente fez um passeio muito legal, em que a gente reservou o lixo e jogamos na lixeira. Por que enquanto a gente junta o lixo eles ficam jogando mais ainda. E também a gente aprendeu sobre o ser humano o que o homem construiu e o que os seres vivos construíram para modificar o meio ambiente. E que a gente tem que preservar o meio ambiente, não jogando lixo na rua, e sim na lixeira. E que temos que cuidar da natureza”, destacaram as meninas.

Segundo a professora de ciências Jaqueline Riffel, projetos e ações do meio ambiente são aplicadas o ano inteiro, no entanto, nesta semana são intensificadas. “Realizamos com eles primeiro a conscientização teórica sobre a preservação, sobre os ambientes construídos pelos seres humanos. Os ambientes naturais que o ser humano preserva. E também a importância do cuidado deles com ambiente onde eles estão vivendo. E hoje nós realizamos o passeio à aula prática para que eles tenham uma conscientização maior ainda, sobre a diferença dos ambientes preservados e modificados pelo homem. A necessidade que o ser humano tem em construir os ambientes. Também a necessidade da preservação para se ter futuramente os ambientes naturais. E a importância de mostrar para eles na prática no nosso passeio onde havia um ambiente preservado, o modificado e ainda o descaso com a poluição do lixo jogado no meio ambiente. Esse trabalho é feito todo ano em todas as fases, do primeiro ano até o terceiro para fazer esta conscientização, a gente dá este enfoque maior na semana do meio ambiente”, conclui a educadora.

Fonte:Dieny Vieira