Quarta Feira,03 de Junho de 2020 São 15h02

ECONOMIA CIDADES GERAL POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE ENTRETENIMENTO DESTAQUE SOCIAL EDITORIAL PUBLICAÇÕES

PÁGINA INICIAL

FALE CONOSCO

Pessoas dos grupos prioritários devem procurar UBSs de Vera para tomar a vacina contra a gripe

Vera receberá ao todo mil doses da vacina, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
19/05/2020 - 16:47:05

A Secretaria de Saúde e Saneamento de Vera recebeu 500 doses da vacina contra a gripe Influenza. Em Vera a vacinação contra gripe teve inicio nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) no dia 26 de março, tendo iniciado os trabalhos com os idosos e os trabalhadores da área de saúde. Este ano devido à situação da pandemia do novo coronavírus o município não realizou a campanha de vacinação de forma normal como todos os anos realizando o dia D, para não gerar aglomeração de pessoas. No entanto, na primeira fase muitas pessoas já receberam a dose da vacina.

Nesta fase, no entanto, as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários que são; idosos com idade igual ou acima de 60 anos, doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, devem procurar as UBSs Sol Nascente e Vida Nova para tomar a vacina.

A meta de vacinação para o município de Vera é imunizar 2471 pessoas. No ano passado a Secretaria atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde e imunizando 101,45% da meta geral. No país a campanha pode atingir cerca de 67,6 milhões de pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos até o dia 22 de maio. Para alcançar esse público foram investidos R$ 1 bilhão na aquisição de 75 milhões de doses da vacina.

Ivânia Totti Ferreira que é Coordenadora da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica de Secretaria de Saúde Vera falou sobre a vacinação. “A campanha de Vacinação contra a Gripe H1N1 infelizmente não conseguimos realizar devido à situação do momento. Mas os trabalhos estão sendo realizados nas UBSs 1 e 2. O município de Vera vai receber um total de 1 mil doses, sendo que no momento recebemos 500 doses. Dessas doses estamos comunicando a população principalmente a população que o Ministério da Saúde preconiza que são dos grupos paritários os idosos, gestantes, puérperas, caminhoneiros, pessoas com 55 anos a mais, pessoas com doenças crônicas como cardíacas ou problemas respiratórios que procurem as unidades para tomar a vacina”, destacou Ivânia.

A coordenadora ressaltou ainda que as pessoas que forem até as unidades não façam aglomerações, usem as máscaras de proteção facial. Se chegarem a UBS e tiver uma fila grande volte para casa e retorne a unidade no outro dia para evitar as filas e o tumulto. Para tomar a vacina, as pessoas devem estar munidas dos Cartões do SUS e de vacinas. O horário de atendimento para as vacinas é das 07h30 às 10h30 e das 13h às 16h30 em ambas as Unidades Básicas de Saúde.

Fonte:Dieny Vieira