Segunda Feira,10 de Agosto de 2020 São 04h21

ECONOMIA CIDADES GERAL POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE ENTRETENIMENTO DESTAQUE SOCIAL EDITORIAL PUBLICAÇÕES

PÁGINA INICIAL

FALE CONOSCO

Secretaria de Assistência Social prepara e entrega kits para grupos do serviço de convivência e do PAIF

Ao todo 101 kits serão entregues para crianças de 0 a 15 anos e para os idosos do grupo Amigos para Sempre e do serviço de convivência.
09/07/2020 - 07:24:14

A Prefeitura Municipal de Vera através da Secretaria de Assistência Social realiza diversas ações presenciais todos os anos com as famílias do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) e com grupos do Serviço de Convivência. No entanto, este ano devido à pandemia do novo coronavírus, muitas mudanças tiveram de ser adotadas pela Secretaria de Assistência Social, para não deixar essas famílias e estes grupos desassistidos. Na manhã desta terça-feira (07) a equipe técnica da Secretaria composta pela psicóloga Maykelli Begnini, e pela Ana Cláudia Boing que é orientadora social, explicaram o que é o serviço de convivência e o PAIF, e falaram um pouco sobre a importância da confecção e preparação destes kits que serão entregues para as crianças e adolescentes de 0 a 15 anos e para os idosos do Grupo Amigos Para Sempre e do Serviço de Convivência. 

Maukeli explicou o que é o serviço de convivência e o PAIF. “Esse trabalho devido a pandemia e ao isolamento social, está sendo realizado via ligações telefônicas e whatsapp com essas famílias que são acompanhadas. Mas o que são o PAIF e o Serviço de Convivência? São grupos com famílias que estão em acompanhamento da Assistência Social que recebem um acompanhamento mais específico que é a domicílio e com atividades que a nossa equipe desenvolve aqui na assistência. Essas atividades são desenvolvidas para fortalecer o vínculo familiar e o vínculo social e entre essas atividades estão; atividades culturais, esportivas entre outras. E neste mês nós fizemos outro planejamento para desenvolver essas atividades com essas famílias, vamos entregar kits com atividades e com lembranças”, destacou Maykeli. 

A orientadora social do CRAS explicou como os kits para as crianças de 0 a 15 anos foram pensados e desenvolvidos pela Secretaria. “A gente pensou nesses kits de acordo com a faixa etária. Por exemplo, para a faixa etária das crianças de 0 a 15 anos nós elaboramos uma sacola, onde temos atividades para eles desenvolverem em casa. Essas atividades nos planejamos no início do ano e estaríamos aplicando pessoalmente, mas devido a pandemia vamos estar fazendo essas atividade remotas. Na sacola tem ainda um jornalzinho explicativo em relação a violação e exploração sexual da criança e do adolescente. Nos colocamos também alguns docinhos, um brinquedo e máscaras. Lembrando que a nossa equipe técnica está seguindo todos os protocolos da saúde, em relação a questão da higienização, mantemos o distanciamento social na hora da fabricação, usamos máscaras, luvas, jalecos pensando tanto na saúde do usuário que vão receber, como em nós enquanto equipe”, ressaltou Ana. 

Ela explicou ainda que os idosos tanto do serviço de convivência, quanto os idosos do grupo Amigos para Sempre também receberam kits que foram criados especialmente para eles. “Pensamos também nos idosos, porque temos idosos do serviço de convivência, e idosos do Grupo Amigos Para Sempre  e criamos uma lembrança para eles em comemoração ao dia do aniversário. O que é esta lembrança? É um copo personalizado, com uma mensagem de aniversário e também uma mensagem orientativa em relação a pandemia. Porque a gente sabe que é difícil ficar em casa, para quem é acostumado a sair. Então a gente pensou em colocar um orientativo sobre o coronavírus, com mais imagens para que seja de melhor entendimento. Explicando a questão do supermercado, que enfatizamos bastante, às vezes a pessoa chega em casa e não faz a higienização correta das compras. Reforçamos bastante que tudo que vai entrar na casa precisa ser higienizado, talvez uma coisa que seja de papelão a não tem como higienizar, dá uma borrifada de álcool 70% para evitar que alguém acabe contraindo esse temido vírus”, salientou Claudia. 

A orientadora detalhou como será feita a entrega. “A entrega desses kits será feita a domicílio, pela equipe técnica da Assistência Social. Tomando todos os cuidados de segurança, mantendo o distanciamento, usando todos os equipamentos de segurança, e explicando o que estamos entregando. Desta forma vamos zelar tanto pela saúde dos nossos usuários quanto pela saúde da nossa equipe”, expôs Ana Cláudia.  

Para finalizar as duas mandaram uma linda mensagem para os usuários. “E gostaríamos de deixar um recado para vocês nossos usuários. Que estamos com saudades, à gente pede que vocês usem máscaras. Que se cuidem sempre caso precisem sair né passar o álcool. Evitar o contato das mãos nos rostos e se não tiver o álcool em gel, lave as mãos com água e sabão. Tudo isso vai passar e logo estaremos juntos novamente um abraço bem apertadinho para vocês todos”, finalizaram Maykeli e Ana.

Fonte:Dieny Vieira