Sábado,19 de Setembro de 2020 São 15h13

ECONOMIA CIDADES GERAL POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE ENTRETENIMENTO DESTAQUE SOCIAL EDITORIAL PUBLICAÇÕES

PÁGINA INICIAL

FALE CONOSCO

Secretaria de Educação de Vera adquiriu 50 quadros brancos para substituir os verdes

Além de dar mais conforto visual para os alunos os quadros também ajudam na questão de saúde uma vez que se elimina a utilização do giz
16/08/2020 - 08:28:32

Nesta sexta-feira (14) chegaram e já estão sendo instalados 50 quadros brancos que foram adquiridos pela Prefeitura Municipal de Vera através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto. Os quadros brancos serão instalados em todas as Escolas Municipais e nas CMEIs e irão substituir os antigos quadros verdes nos quais se utilizava giz. Quem falou sobre a aquisição dos quadros brancos foi à secretária de Educação Cecília Gabriela Moraes.

“Este já é um projeto nosso de muitos anos, porém como ele estava vinculado com equipamento de informática e veículo, a gente não tinha conseguido ainda a aquisição. E agora optamos por fazer a compra em separado somente dos quadros e eles acabaram de chegar. Os quadros vão substituir os quadros verdes em todas as salas de aulas, em todas as escolas da rede municipal de ensino”, destacou Gabriela.

A secretária falou ainda sobre a quantidade das lousas adquiridas e que quando as aulas presenciais voltarem os alunos já terão aulas com o novo quadro. “São 50 quadros que adquirimos é o suficiente para suprir toda a demanda das nossas escolas e CMEIs. E faz parte de todos os preparativos que estamos realizando, conforme orientação do gestor municipal, e a nossa programação da Secretaria de Educação através da equipe de manutenção, nos fazermos todos os reparos e a manutenção necessária, em todos os prédios escolares. Prepararmos para quando for possível o retorno às aulas. Então mesmo não havendo as aulas presenciais, temos trabalhado intensamente para melhorar as condições das escolas para quando se der o retorno das aulas presenciais, nos vamos estar aptos conforme as medidas sanitárias que hoje são exigidas”, salientou Cecília.

A diretora da Escola Municipal Aloízio Jacob Webler Maria José Alves de Freitas Maracco, onde os primeiros quatros já foram instalados falou sobre os preparativos para manter tudo em ordem na espera da volta às aulas presenciais. “Esses quatros já era algo que a Secretária de Educação tinha em mente. Um projeto para melhorar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, facilitar o trabalho dos professores e agora está se realizando nesta Administração atual. E já recebemos o recurso do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), o Governo depositou as duas parcelas. E nós vamos começar a adquirir todos os blecautes. As escolas vão substituir as cortinas de tecido pelos blecautes. Exatamente por causa da pandemia que é uma forma da gente garantir esta volta às aulas com segurança, de acordo com as exigências sanitárias que temos que cumprir”, reiterou Maria José.

Cecilia Gabriela finalizou falando dos benefícios que os quadros brancos trarão tanto para os alunos quanto para os professores. “A substituição do quadro verde pelo branco traz grandes benefícios para os alunos e para os professores também. Uma delas é o conforto visual. Então em relação à visibilidade o aluno vai ter uma melhor visão da escrita do conteúdo expositivo e para o professor traz uma praticidade muito grande porque a grafia é mais rápida e o processo de apagar também é muito mais rápido. E os benefícios são muito maiores no aspecto da saúde, porque o antigo quadro com a utilização do giz tinha bastante pó o que provocava muitas vezes alergias, e quem tem problemas respiratórios acaba se agravando com o uso do giz em razão do seu pó tanto para os professores como também para os alunos. Então no aspecto da saúde e o principal, e era uma solicitação que já vinha há tempos e agora estamos bastante satisfeitos que conseguimos realizar”, concluiu a secretária.

Fonte:Dieny Vieira