Segunda Feira,21 de Setembro de 2020 São 08h19

ECONOMIA CIDADES GERAL POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE ENTRETENIMENTO DESTAQUE SOCIAL EDITORIAL PUBLICAÇÕES

PÁGINA INICIAL

FALE CONOSCO

Secretária de Educação de Vera fala sobre novo decreto e suspensão de aulas nos CMEIS

A gestora da pasta ainda fez recomendações aos pais e responsáveis ressaltando que o período sem aulas não são férias
21/03/2020 - 07:48:03

A Administração Municipal de Vera seguindo o decreto do Governo do Estado de Mato Grosso emitiu na manhã desta sexta-feira (20) o novo decreto Municipal de nº 025/2020 com medidas protetivas e preventivas em relação ao Coronavírus, especificamente para a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto. Após a publicação do mesmo a secretária de Educação Cecília Gabriela Moraes, falou sobre as medidas tomadas pela pasta em relação à educação no município. 

“Queremos reforçar o comunicado aos pais, de que agora com a publicação do decreto 025 incluindo os CMEIS (Centros Municipais de Educação Infantil), as creches que também terão o recesso escolar antecipado a partir de segunda-feira (23), seguindo a determinação do Governo do Estado. Quero ressaltar que antes do decreto preferimos realizar uma reunião com os pais na quarta-feira (18), onde foi um momento de suma importância para dialogar, mas em especial para que a equipe da Secretaria de Saúde que lá se fez presente levasse orientações. Por que nós não vamos simplesmente dispensar os alunos não é isso. Antes desta medida quisemos que os pais tivessem os esclarecimentos e pudemos também fazer as recomendações necessárias sobre os cuidados e a prevenção. E todo trabalho que já estamos realizando na escola além do combate ao coronavírus, em relação às demais doenças e especificamente a dengue que é também uma preocupação da população”, destacou a secretária. 

Gabriela explicou ainda as atividades que estarão suspensas a partir de segunda-feira (23) e fez recomendações aos pais e responsáveis ressaltando que o período sem aulas não são férias. “Da Secretaria de Educação todas as atividades estarão suspensas esporte, cultura e as escolas incluindo os CMEIS. Estivemos conversando com a direção da escola particular do município e definimos pela suspensão das aulas em toda a rede oficial de ensino estadual, municipal e particular também. Então nenhuma atividade será realizada com as crianças e adolescentes. Preservando a saúde, nós preocupando com o bem estar de todos eles e também uma preocupação do nosso gestor e de toda a equipe com os profissionais que estão trabalhando com essas crianças e adolescentes. Eu deixo ainda este alerta de que este período de suspensão de aulas não são férias escolares. É uma medida extremamente necessária, e hoje temos visto como tem se agravado a situação. Então senhores pais e responsáveis mantenham as crianças em casa, sigam as orientações e recomendações que estão sendo divulgadas. E em relação aos cuidados com os idosos e com as demais pessoas evitem o contato, e só vão mesmo à rua quando necessário. E no mais vamos cada um fazer a nossa parte que dará tudo certo”, concluiu Cecília. 

Na manhã da última quarta-feira (18) o prefeito Moacir Luiz Giacomelli, concedeu uma coletiva onde falou sobre as medidas que serão tomadas pela Prefeitura. Dentre elas estão ainda à suspensão de eventos particulares em locais fechados que tiverem o público acima de 50 pessoas pelo prazo de 30 dias. Os encontros dos idosos realizados pela Secretaria de Assistência Social até o dia 15 de abril. Na saúde serão suspensos os grupos realizados pelas Unidades Básicas de Saúde como de diabetes, hipertensos e gestantes e os grupos de atividades do NASF de caminhada, hidroginástica e aeróbica até 04 de abril.

A Secretaria de Saúde está tomando medidas protetivas e preventivas nas unidades básicas de saúde do município (UBS), disponibilizando álcool gel nas recepções das unidades para uso dos profissionais da saúde e da população. A Administração de Vera através do departamento de comunicação elaborou um material informativo com panfletos, artes para compartilhamento em redes sociais e cartazes que serão distribuídos à população de verense, com o intuito de informá-los sobre os sintomas, prevenção e as formas de contágio do Coronavírus.

 

Fonte:Dieny Vieira