Quarta Feira,26 de Junho de 2019 São 04h30

ECONOMIA CIDADES GERAL POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE ENTRETENIMENTO DESTAQUE SOCIAL EDITORIAL PUBLICAÇÕES

PÁGINA INICIAL

FALE CONOSCO

Secretaria de Saúde de Vera dará início à campanha de vacinação contra H1N1

Campanha será iniciada para grupos prioritários na próxima segunda-feira (15)
10/04/2019 - 15:35:12

A Campanha Nacional de vacinação contra a Gripe Influenza H1N1 terá início neste dia 10 de abril. No entanto no Município de Vera a Secretaria de Saúde decidiu fazer um cronograma próprio iniciando a campanha para os grupos prioritários na próxima segunda-feira (15). A meta de vacinação para o município é de 2064 pessoas. Do dia 15 ao dia 19 serão vacinadas no PSF1 das 07h30 às 11h e no PSF2 das 13h às 17h, crianças a partir de 6 meses até 5 anos 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas que são mulheres que tiveram bebês até 45 dias após o parto.

E a partir do dia 22 de abril será aberta para os outros grupos prioritários que são os idosos, trabalhadores da saúde, professores e as pessoas que têm comorbidades (doenças crônicas que têm indicação de tomar a vacina). Nesta data as pessoas dos grupos prioritários poderão procurar ambos os PSF durante todo o dia para tomar a vacina. Vale lembrar que dia 04 de maio será realizado no município o dia D da campanha de vacinação contra a Gripe H1N1, neste dia os dois PSFs estarão abertos das 08h às 17h para atender o público alvo.

O objetivo é auxiliar os grupos prioritários imunizando-os contra o vírus transmissor da gripe, evitando os casos de complicações e morte. E o Coordenador da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica do município, Geovane Ruhoff, reforça a importância da vacinação, confirmando que a vacina é uma das formas mais eficazes para evitar casos graves e mortes provocadas pela doença.

O secretário Municipal de Saúde, Waldir Alessandro Gabriel, alerta que a gripe causada pelo H1N1 é uma infecção aguda do sistema respiratório causada pelo vírus influenza, e que a sua principal complicação é a pneumonia, podendo levar a morte. "Os grupos prioritários precisam comparecer nas unidades de saúde para tomar a vacina, porque já foram selecionados justamente pela sua vulnerabilidade perante ao vírus da gripe", finalizou o secretário.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Tomar os cuidados gerais de higiene pessoal; Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão; Fazer uso do álcool gel; Usar lenços descartáveis para cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar; Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes; Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em superfícies ou objetos de uso coletivo, como maçanetas, telefones, entre outros; Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal; Procurar assistência médica se surgirem sintomas compatíveis com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A. As pessoas que estiverem com a suspeita da doença devem fazer uso da máscara respiratória para interromper o ciclo de transmissão do vírus.

Fonte:Dieny Vieira