Sexta Feira,14 de Dezembro de 2018 São 00h07

ECONOMIA CIDADES GERAL POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE ENTRETENIMENTO DESTAQUE SOCIAL EDITORIAL PUBLICAÇÕES

PÁGINA INICIAL

FALE CONOSCO

Secretaria de Saúde de Vera realizada o dia D do novembro azul

Cada PSF terá um dia D para atender seus respectivos pacientes
16/11/2018 - 17:50:19

A Secretaria de Saúde de Vera estará realizando na próxima semana nos PSFs 1 e 2 a programação especial nos dias 21 e 22 para o atendimentos aos homens referente ao Novembro Azul, mês em que é realizada a prevenção, conscientização e combate ao câncer de próstata. Para esta ação o público alvo da secretária são homens acima dos 45 anos. E o atendimento será realizado no período noturno para que os homens que trabalham durante todo o dia possam participar e realizar seus exames.

Este ano o atendimento será feito aos homens que receberem o convite de suas agentes comunitárias de saúde (ACS), para comparecer às unidades básicas de saúde. O atendimento no PSF 1 será realizado no dia 21 das 19h às 22h. E no PSF 2 no dia 22 no mesmo horário. Estará disponível para os homens, consultas médicas, odontológicas, psicológicas, com fonoaudióloga e assistente social. Além de vacinas de tétano, febre amarela e hepatite B os pacientes poderão realizar ainda coleta e sangue para exames de PSA (prevenção ao câncer de próstata), HIV, Hepatite B e Sífilis.

Para o atendimento é necessários que os homens levem os documentos cpf, cartão do SUS, e a carteira de vacinação. A secretaria de saúde recomenda que no dia do exame os pacientes não andem de bicicleta, nem a cavalo e nem pratiquem atividades que estimulem a próstata. Fiquem ao menos 48h, dois dias, sem atividade sexual.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. Segundo o INCA em 2018 a estimativa de novos casos já soma 68.220. E o número de mortes chega a 13.772 dados de 2013.

Fonte:Dieny Vieira