Sexta Feira,15 de Novembro de 2019 São 12h27

ECONOMIA CIDADES GERAL POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE ENTRETENIMENTO DESTAQUE SOCIAL EDITORIAL PUBLICAÇÕES

PÁGINA INICIAL

FALE CONOSCO

Secretaria de Saúde transforma o dia D do Outubro Rosa em dia especial para elas

O dia pensado para as mulheres verenses foi realizado com parcerias levando ações que cuidam não só da saúde, mas também da beleza e da autoestima delas.
22/10/2019 - 13:26:24

No último sábado (19) foi realizado pela Secretaria de Saúde nos dois PSFs de Vera o dia D do Outubro Rosa neste dia em que o atendimento foi especial para elas. As ações foram diferenciadas além de cuidar da saúde com a coleta do preventivo do câncer do colo de útero e realizar a solicitação da mamografia as mulheres ainda recebem cuidados nos cabelos, maquiagem, massagem facial relaxante, avaliação da terapia de barra de access, além de poder tirar as sobrancelhas e o buço.

Para Lucilene Fonseca Simão que foi para o PSF Vida Nova se cuidar esta ação é muito importante para as mulheres que trabalham e não tem tempo para ir à unidade durante a semana. “Então eu acho muito importante assim ter o dia D. O dia que a gente pode vir no posto para fazer a coleta do preventivo, por que nem sempre a gente que vive trabalhando tem tempo de vir fazer a coleta em dias de semana. E nesse dia a gente pode aproveitar e marcar a mamografia por que somos mulheres e a gente tem que se cuidar. E o melhor é que a gente pode também melhorar a autoestima com o cuidado com a beleza. A gente vive para trabalhar e muitas vezes não tem esse tempo para se cuidar, cuidar da pele, do cabelo então eu acho uma boa ideia da Secretaria. Acho que juntou o útil ao agradável. Tem que ter esse dia pensado para nós”, ressaltou a Lucilene.

A Casa da Amizade também esteve presente no dia D, com o objetivo de divulgar o projeto Força na Peruca. As voluntárias da entidade ainda fizeram uma mesa linda com água saborizada e bolachas. Além de realizarem a maquiagem, o cuidado com os cabelos e o sorteio de flores para as verenses. Quem contou um pouco sobre o projeto desenvolvido pela entidade foi Jussana Braganholo.

“A Força na Peruca de Vera é parceira da Força na Peruca da Casa da Amizade de Lucas do Rio Verde. O que é este projeto os salões de cabeleireiro são nossos parceiros e a mulher quando vai para os salões cortar os cabelos já diz que quer doar. O que a gente faz com este cabelo, a gente vai recolhe e leva para Lucas onde são confeccionadas perucas que são doadas para mulheres que por causa de alguma doença perdem os cabelos. Então quando temos alguma mulher que precisa da peruca aqui em Vera à gente leva ela até Lucas e ela escolhe a sua peruca. E isso é totalmente gratuito. E é um trabalho que nós da Casa da Amizade fazemos para a comunidade”, destacou Jussana.

Maria Aparecida Mileski que é a enfermeira do PSF Vida Nova, falou sobre a importância da realização deste dia pensando para o público feminino de Vera. “Para este dia nosso público alvo é o público feminino. Onde realizamos a coleta do preventivo, solicitações de mamografia para as mulheres na faixa etária. E tivemos a parceria de alunos do curso de pós-graduação de citologia do câncer da faculdade Fasipe de Sinop, que vieram ao nosso município para apoiar esta campanha e estiveram nas duas unidades de saúde atuando juntamente com os profissionais enfermeiros na coleta do preventivo. Fora as ações de saúde, tivemos também o cuidado com a beleza e a autoestima das mulheres que também é muito importante. E elas compareceram vieram e participaram”, destacou Mileski.

Ao todo foram colhidos 126 preventivos do câncer do colo de útero. 49 mamografias foram solicitadas para as mulheres que estão dentro da faixa etária. 21 massagens relaxantes facial foram realizadas. 50 maquiagens e cuidados com os cabelos. 17 avaliações para a terapia de barra de Access e 22 sobrancelhas e buços foram tirados.

Fonte:Dieny Vieira