Quarta Feira,21 de Novembro de 2018 São 20h17

ECONOMIA CIDADES GERAL POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE ENTRETENIMENTO DESTAQUE SOCIAL EDITORIAL PUBLICAÇÕES

PÁGINA INICIAL

FALE CONOSCO

TRE-MT orienta eleitores a instalarem o e-Título para consultarem local de votação

17/10/2018 - 14:28:47

Para os eleitores que já fizeram seu cadastro biométrico, somente a apresentação do E-título é o suficiente para votação

O eleitor brasileiro possui uma nova opção para consultar o seu local de votação, trata-se do aplicativo para smartphones E-título, disponível para Android e iOS. Por meio do app, o usuário tem acesso a diversas ferramentas, como o verificador de autenticidade de documentos emitidos pela Justiça Eleitoral via QRcode, locais para justificativa de voto, além da dispensa de apresentação do título de eleitor no seu local de votação.

Baixe o aplicativo para Android (clique AQUI). Ou baixe o aplicativo para iOS pelo link. Cabe destacar que para os eleitores que já fizeram seu cadastro biométrico, somente a apresentação do E-título é o suficiente para votação, uma vez que o aplicativo exibe a foto do eleitor. Para quem possui o app, mas ainda não fez a biometria, é necessário apresentar qualquer documento oficial com foto no dia da eleição.

O aplicativo fornece informações sobre a quitação eleitoral e permite a emissão de certidão de quitação eleitoral e crimes eleitorais. As certidões são emitidas com QR Code. À medida que foram surgindo novas funcionalidades, os usuários serão informados pelo próprio aplicativo.

Para configurar o app é preciso inserir o número do título eleitoral ou o nome do eleitor, nome da mãe, do pai, e data de nascimento. Com estes dados a Justiça Eleitoral valida e libera o e-Título. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado no aparelho e ficará disponível ao eleitor. Mas atenção: ao baixar o aplicativo, é necessário digitar os dados exatamente como constam no cadastro eleitoral.

A utilização do E-título traz economia para os cofres públicos, visto que dispensará a aquisição de papel e suprimentos de impressora. Para o eleitor, o aplicativo traz a comodidade de não precisar se deslocar ao cartório eleitoral para buscar a segunda via do documento, além de poder mantê-lo com segurança em seu próprio smartphone.

Fonte:PORTAL SORRISO /ASSESSORIA