Sábado,08 de Agosto de 2020 São 08h01

ECONOMIA CIDADES GERAL POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE ENTRETENIMENTO DESTAQUE SOCIAL EDITORIAL PUBLICAÇÕES

PÁGINA INICIAL

FALE CONOSCO

Vera: 112 alunos participam de noite de autógrafos do projeto Estante Mágica

Pais, responsáveis e professores prestigiam noite das Estrelas Literárias
09/12/2019 - 13:34:03

A Secretaria de Educação Cultura e Desporto através da Escola Municipal Aloízio Jacob Webler realizou na última sexta-feira (06) a noite de autógrafos onde 112 alunos “Estrelas Literárias” do projeto Estante Mágica apresentaram seus livros. O evento teve início às 19h e foi realizado nas dependências do Centro de Eventos Olímpio Giacomelli. Maria José Alves de Freitas Marocco diretora da Escola falou sobre o projeto e o que ele oferece aos alunos.

“O Projeto Estante Mágica é uma Plataforma Educacional que transforma as crianças em autores de livros. O projeto oferece aos alunos de Educação infantil e fundamental I, ferramentas pedagógicas e incentivo para escreverem histórias que logo vão parar no papel e se transformam em livros com ilustrações dos próprios alunos. A Estante Mágica baseia suas relações em 7 pilares: encantamento, transformação, curiosidade, ownership, autonomia, família e diversão. Cada um desses pilares carrega os valores do nosso dia a dia. Foram 5 meses de muito trabalho, garra e determinação de toda equipe, juntamente com os autores, os pais que participaram do passo a passo da construção do livros dos filhos. A Escola Aloízio contou com o apoio da Secretaria de Educação e a Cultura que acompanhou o desenvolvimento deste trabalho. Nos sentimentos realizados quando vimos o resultado de todo o trabalho e o encantamento de cada autor ao ver o seu livro publicado. Os olhinhos das crianças brilhavam e a emoção que sentiram foi contagiante. Com certeza a noite de autógrafos ficou marcada no coração e na vida de cada um dos nossos autores verenses”, destacou Maria.

Os livros apresentados na noite de autógrafos foram escritos pelos 112 alunos da escola, com orientação dos professores. De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Desporto de Vera Cecília Gabriela Moraes a pasta deu todo o apoio ao projeto.

“A Secretaria de Educação deu todo apoio ao projeto Estante Mágica realizado em nosso município pela Escola Municipal Aloízio Jacob Webler. Parabenizo a gestora Maria José Marocco, os servidores e professores orientadores que deram vida a essa iniciativa literária de grande sucesso. A Educação do século XXI exige um aluno protagonista da própria história e essa é a proposta da Estante Mágica. Por meio desse processo múltiplas habilidades sócio educacionais são desenvolvidas onde o aluno ou aluna produz seu livro, ilustra e tem sua publicada como vimos, num evento especial a noite de autógrafos. Sendo que todos os livros irão compor o acervo da Biblioteca Municipal Nilza de Oliveira Pipino. São produções cheias de emoção, aventura e sonhos. Pura mágica dos autores de Vera aos quais, eu como Madrinha, parabenizo pelo empenho e dedicação que tiveram”, ressaltou Cecília.

A atividade de incentivo à leitura e literatura foi desenvolvida por professores e estudantes da escola e o evento foi aberto a toda comunidade escolar. Rodrigo Gomes chefe do Departamento de Cultura também foi padrinho dos alunos ele finalizou contando a importância de projetos como este para a leitura e literatura.

“O evento é de uma magnitude grandiosa para o município de Vera, vários municípios no Brasil também foram contemplados com a Estante Mágica. Mas para nós é um grande avanço por que muitas cidades não passaram nessas seleções. E termos uma escola como modelo de literatura no nosso município e algo que irá iniciar um trabalho literário muito grande aqui. Então eu quero parabenizar a gestora, todas as professoras orientadoras por este lindo trabalho desenvolvido na Escola Municipal Aloízio Jacob Webler. Um trabalho incansável noites perdidas de sono, mas para sair um resultado positivo. Tivemos 112 crianças autografando seus livros, muitos compraram para dar para o colega, para tio então estamos incentivando desde muito cedo a ação literária no nosso município. Quero parabenizar a todos os envolvidos, a Administração Municipal por dar este aval para que a Escola pudesse realizar este trabalho. São diversos livros com uma história mais linda que a outra. E o que eu gosto de ressaltar é a sensibilidade no escrever e desenhar. Quero parabenizar as crianças e dizer que me sinto muito honrado em ser padrinho mágico deles”, concluiu Gomes. 

Fonte:Dieny Vieira