Sexta Feira,14 de Dezembro de 2018 São 00h08

ECONOMIA CIDADES GERAL POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE ENTRETENIMENTO DESTAQUE SOCIAL EDITORIAL PUBLICAÇÕES

PÁGINA INICIAL

FALE CONOSCO

Vera: Afrovera mais uma vez é sucesso

21/11/2011 - 12:10:00

A valorização da cultura afro- brasileira nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país mais uma vez foi destaque na Afrovera, nesta última sexta-feira, dia18. O evento realizado todos os anos pela Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tem o objetivo de levar aos alunos e também a comunidade à importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. 

O projeto e iniciativa é da atual diretora da escola, Giovana Boeing, apoiado por vários outros  professores da rede estadual. O evento que já foi inserido no calendário escolar envolve de uma maneira direta ou indireta todos os professores, alunos e funcionários. 

De acordo com a professora Marlene Castro, uma das organizadoras do evento, a Afrovera tem como foco trabalhar a consciência negra para que haja a valorização da cultura bem como o fim do racismo. “Durante toda a semana os alunos  e professores  trabalharam bastante enfocando o tema consciência negra e a sua cultura”, disse. 

A Afrovera mostrou através dos alunos várias apresentações alusivas ao dia da consciência negra tais como: painéis, grafismos, slides no telão, danças: Free dance e Ballet contemporâneo. A banda municipal a convite da escola estadual apresentou várias músicas afro descendentes, desfile de várias  pessoas representando a beleza afro descendente e ao final todos os presentes puderam se deliciar com as comidas típicas que foram  servidas. 

Dia Nacional da Consciência Negra

Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

Este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial.  Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

FOTOS DESTE EVENTO NO DESTAQUE SOCIAL- ACESSE: http://www.folhadonortemt.com.br/index.php?mega=fotos&dir=0000201111191852&cod=70

 

Fonte:Cristiane Guerreiro