Quinta Feira,06 de Agosto de 2020 São 05h49

ECONOMIA CIDADES GERAL POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE ENTRETENIMENTO DESTAQUE SOCIAL EDITORIAL PUBLICAÇÕES

PÁGINA INICIAL

FALE CONOSCO

Vigilância Ambiental de Vera inicia Campanha de Vacinação Antirrábica na área rural

Equipe solicita auxílio de moradores de chácaras e fazendas durante a campanha
26/07/2020 - 09:31:32

Equipe solicita auxílio de moradores de chácaras e fazendas durante a campanha
Imprimir essa matéria
Data: 22 de Julho de 2020
Autor: Dieny Vieira
Fonte: Vigilância Ambiental
Categoria: Nenhuma
Imagem principal da Notícia
Foto por: Dieny Vieira
A Secretaria Municipal de Saúde de Vera através da equipe da Vigilância Ambiental deu início na manhã desta quarta-feira (22) a Campanha de Vacinação antirrábica na área rural do município. A partir de hoje a equipe deve visitar chácaras, sítios e fazendas com o objetivo de imunizar 100% dos animais contra a doença. Atualmente, a raiva é uma doença considerada um tanto incomum, no entanto, ela ainda é tida como uma grande preocupação por parte dos donos de pets. Por ser incurável nos animais e fatal em 100% dos casos. A doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos sendo que a vacina antirrábica é a sua única forma de prevenção.

Na primeira chácara visitada pela equipe dois cães foram imunizados com a vacina antirrábica. De acordo com o Chefe da Vigilância Ambiental, Samuel Raimundo da Silva, durante os próximos dois meses o trabalho de imunização dos animais será realizado na área rural e logo em seguida no perímetro urbano realizando o dia D de vacinação. “Este trabalho da campanha de vacinação antirrábica será realizado neste primeiro momento somente na área rural do município, vamos passar os próximos dois meses realizando este trabalho até fechar 100% da vacinação na área rural. E no perímetro urbano vamos realizar a campanha no mês de setembro onde faremos dia D da campanha. Mas a população pode ficar tranquila que antes do dia D vamos anunciar em carro de som, na Tv e na rádio para que todos saibam e possam levar seus animais para serem imunizados”, ressaltou Samuel. 

Dona Maria dos Santos é a dona da chácara onde a equipe esteve vacinando os animais nesta manhã ela falou sobre a importância do trabalho da equipe na vacinação dos animais. “A essa vacinação é muito importante, porque eles estando vacinados se chegarem a morder alguém a gente tem como mostrar a carteirinha que eles estão vacinados. A equipe da vigilância nunca deixaram de vir aqui vacinar meus cachorros, todos os anos eles vem. Eles são bem atenciosos, chegam pedem licença, pedem para vacinar eu pego os cachorros seguro para eles, eles vacinam sem problema nenhum. E é muito importante essa vacina porque evita do cachorro ficar doente, ficar louco, evita o cachorro pegar uma criança e morder. E para este trabalho da equipe da vigilância é muito importante sim”, destacou dona Maria.

O chefe da Vigilância falou ainda sobre a importância do apoio dos moradores da área rural para auxiliar a equipe que realizada a vacinação. “Quero pedir para as pessoas disponibilizarem seus animais, cães, gatos para que nós da vigilância possamos realizar nosso trabalho de imunização. É importante que todo cidadão não deixe de vacinar seus animais. E nós da vigilância pedimos para a população da área rural para que tenha alguém nos locais disponível para nos auxiliar por que em alguns lugares os cães são bravos” concluiu Samuel. 

Em 2019 a meta da Vigilância Ambiental e Endemias de Vera era vacinar ao longo da ação, 4000 animais entre cães e gatos em toda a área rural e urbana da cidade.

Fonte:Dieny Vieira