Quinta Feira,15 de Novembro de 2018 São 13h35

ECONOMIA CIDADES GERAL POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE ENTRETENIMENTO DESTAQUE SOCIAL EDITORIAL PUBLICAÇÕES

PÁGINA INICIAL

FALE CONOSCO

Vigilância Ambiental de Vera realiza o dia D de combate ao mosquito Aedes Aegypti

07/11/2018 - 16:07:32

Na próxima sexta-feira (09), o departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Vera, irá realizar o dia D de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti,  transmissor de doenças como a Dengue, a Zika e a Febre Chikungunya. O dia D será realizado na Praça 13 de Maio, e vai contar com laboratório para que as pessoas e estudantes possam ver as larvas do mosquito, e a distribuição de panfletos e colagem de adesivos em veículos para orientar a população a continuar com os cuidados para evitar a proliferação do mosquito.

Para o Chefe da Vigilância Ambiental Samuel Raimundo da Silva, o dia D será muito importante para realizar um trabalho educativo com a população de Vera. “Durante o evento, vamos realizar um pit stop com a distribuição de adesivos e panfletos para população. Precisamos que os moradores nos ajudem no combate e na prevenção ao mosquito, pedimos que eles parem uns 10 minutos por dia para olhar seus quintais e não deixar nada que possa se tornar um criadouro”, destacou Samuel.

Os agentes da Vigilância Ambiental do município de Vera vêm realizando um trabalho bastante eficaz no combate e na prevenção do mosquito Aedes aegypti. Atualmente a vigilância conta com cinco agentes que realizam todo o trabalho no município. Os servidores trabalham durante todo o ano com seis ciclos que demoram em torno de dois meses cada. Em cada ciclo os servidores têm em média entre 800 a 900 imóveis como casas, escolas, terrenos baldios, oficinas e ferros velhos para visitar, inspecionar e tratar com larvicida caso encontrem algum criadouro do mosquito.

“Atualmente não temos casos de dengue registrados no município de Vera. E isso se deve ao trabalho que vem sendo realizado pelos nossos agentes, e a parceria que temos com a Secretária de Obras, que realiza do trabalho de mutirão para recolher o lixo acumulado na cidade. O Departamento de Tributação da Prefeitura e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente que faz a fiscalização dos terrenos baldios e multam às vezes quando é necessário. É um trabalho em conjunto que nos permite ter esse índice em Vera”, expôs o chefe da vigilância.

Outra estratégia da vigilância é passar veneno de 15 em 15 dias nos PES (Pontos Estratégicos) que são ferros velhos, oficinas e locais onde podem ter maior incidência de criadouros de mosquitos. A Vigilância Ambiental realiza também o combate de doenças como a malária, febre amarela, leishmaniose. Além de realizar a vacinação de cães e gatos. Este ano cerca de 3930 animais receberam a vacina antirrábica em Vera.

Fonte:Dieny Vieira