Quinta Feira,15 de Novembro de 2018 São 12h37

ECONOMIA CIDADES GERAL POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE ENTRETENIMENTO DESTAQUE SOCIAL EDITORIAL PUBLICAÇÕES

PÁGINA INICIAL

FALE CONOSCO

Risoto de beterraba e queijo

11/11/2016 - 15:17:19

Fácil de fazer, risoto é sempre uma boa pedida para um almoço ou jantar diferente! A chef Elisa Hill, da Camden House, ensina a seguir como fazer um usando beterraba como ingrediente principal.

Risoto de beterraba

Ingredientes

500 g de arroz arbóreo ou carnaroli
1,5 kg de beterraba
200 g de queijo de cabra fresco buchette ou boursin (pode ser substituído pelo queijo chancliche em menor quantidade, pois é mais salgado e intenso)
80 g de parmesão ralado
1 cebola media picada
100 ml de óleo de canola
500 ml de vinho branco
2L de caldo de legumes
1 maço de aspargos
Azeite de oliva extravirgem (a gosto)
Sal e pimenta (a gosto)
Broto de beterraba (a gosto)

Modo de preparo

Corte os talos dos aspargos e cozinhe em água fervente com sal por 2 minutos. Em seguida, resfrie em água gelada para manter a coloração e parar o cozimento. Reserve. Asse as beterrabas sem papel alumínio no forno a 160ºC até ficarem macias, por aproximadamente 2 horas. Deixe resfriar. Descasque e corte as beterrabas em cubos médios, reserve a metade para guarnição do risoto. Bata no liquidificador a outra metade com um pouco de azeite e caldo de legumes até virar um purê. Reserve. Em uma panela grande, esquente o óleo de canola, refogue a cebola por aproximadamente 3 minutos sem deixar dourar e adicione o arroz. Refogue por 2 minutos mexendo constantemente. Deglacear o arroz com todo o vinho branco e mexer até o vinho evaporar. Adicione o caldo pouco a pouco (meio litro de cada vez).  Quando o arroz estiver cozido e al dente, adicione o purê de beterraba, as beterrabas cortadas, o parmesão e misture bem. Adicione sal e pimenta a gosto. Finalize com o azeite, espalhe os aspargos cortados por cima do arroz e adicione o queijo de cabra, que deve ser esfarelado com as mãos no momento de servir, e os brotos de beterraba para enfeitar. Bom apetite!

Fonte:casavogue