Quarta Feira,28 de Outubro de 2020 São 17h05

ECONOMIA CIDADES GERAL POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE ENTRETENIMENTO DESTAQUE SOCIAL EDITORIAL PUBLICAÇÕES

PÁGINA INICIAL

FALE CONOSCO

Anvisa permite uso de agrotóxico que pode causar doença de Parkinson

07/10/2020 - 18:16:22

Em reunião da Diretoria Colegiada realizada nesta quarta-feira (7/10), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a utilização de estoques ativos do agrotóxico Paraquate até o próximo ano. A venda, contudo, seguirá proibida.

A Anvisa manteve o banimento do uso da substância sob suspeita de que o agrotóxico possa provocar mutações genéticas e doença de Parkinson em pessoas que forem expostas ao pesticida. Não há risco para quem consome alimentos produzidos com o produto.

Ocorre, no entanto, que agricultores de todo país, que haviam adquirido novo estoque do produto para uso na safra 2020/2021, reclamaram da proibição e solicitaram, pelo menos, que a Anvisa autorizasse o uso até julho do próximo ano.

 
 

Por unanimidade, a agência permitiu a utilização do pesticida até que os estoques estejam zerados. A iniciativa é do diretor da Anvisa, Antonio Barra Torres.

A bancada ruralista do Congresso Nacional segue em tratativas para derrubar o banimento do uso do agrotóxico. Já foram apresentados dois projetos que tentam tornar a decisão sem efeito.

Passado o prazo estabelecido para utilização dos estoques, o Ministério da Agricultura deverá fiscalizar o uso do pesticida pela indústria. Já no âmbito da produção rural, a fiscalização será responsabilidade dos órgãos estaduais

Fonte:Metrópolis