Quarta Feira,23 de Outubro de 2019 São 08h50

ECONOMIA CIDADES GERAL POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE ENTRETENIMENTO DESTAQUE SOCIAL EDITORIAL PUBLICAÇÕES

PÁGINA INICIAL

FALE CONOSCO

Estado de MT adere ao programa de escolas militares de Bolsonaro

02/10/2019 - 13:49:11

Mato Grosso foi um dos 15 estados que aderiram ao modelo de escolas cívicos-militares, proposta de governo de Jair Bolsonaro (PSL) para que unidades escolares do Estado sejam transformadas em instituições como a Escola Tiradentes, que possui militares na direção e administração.

Na região Centro-Oeste todos os estados aderiram, assim como no Sul e no Norte. No Nordeste, apenas o Ceará assinou a adesão ao programa e no Sudeste somente Minas Gerais.

A ideia do governo Federal é que 54 escolas recebam o programa em 2020 e mais de 200 até 2023. Inicialmente serão selecionadas duas instituições de ensino em Mato Grosso. Entre os dias 4 e 11 de outubro os municípios poderão manifestar interesse em receber o modelo.

Segundo o Ministério da Educação, serão liberados R$ 54 milhões em 2020 para as escolas cívico-militares. Esse recurso será investido no pagamento de profissionais, assim como em melhorias na infraestrutura.

Os Estados poderão destinar policiais e bombeiros militares para a administração das escolas. ára atuar como monitores e supervisores pedagógica.

A ideia do programa é utilizar as escolas já existentes e fazer as adaptações necessárias ao programa. Pode se voluntariar escolas com até mil alunos e que atendam alunos do ensino fundamental e médio. (Com informações da Agência Brasil)

Fonte:Thalyta Amaral-Gazeta Digital