Domingo,19 de Maio de 2019 São 07h39

ECONOMIA CIDADES GERAL POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE ENTRETENIMENTO DESTAQUE SOCIAL EDITORIAL PUBLICAÇÕES

PÁGINA INICIAL

FALE CONOSCO

Governo Bolsonaro quer privatizar Parque Nacional de Chapada dos Guimarães ainda este ano

14/05/2019 - 18:13:45

O local hoje é administrado Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e tem cerca de 100 mil visitantes por ano

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, que abrange os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, está entre os 4 parques que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) projeta conceder à iniciativa privada. O local hoje é administrado Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e tem cerca de 100 mil visitantes por ano. 

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é o local mais visitado por turistas em Mato Grosso. Coforme o Estado de S.Paulo, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, informou os parques nacionais Jericoacoara (CE), Lençóis Maranhenses (MA) e Aparados da Serra (RS) estão entre as prioridades para exploração de serviços e turismo.

Segundo a reportagem, as 4 unidades que serão ofertadas inicialmente são visitadas hoje por 450 mil pessoas por ano.

“A gente tem de dar uma destinação econômica para as unidades de conservação, para diminuir a dependência do orçamento público. Senão, essas áreas não terão saída”, disse Salles. “Você pode fazer o discurso mais bonito do mundo sobre o meio ambiente, mas, se não dermos uma mais-valia econômica para as unidades de conservação, estaremos sempre a reboque do orçamento federal”, disse o ministro à reportagem. 

O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães é o mais novo entre os parques que serão concedidos à iniciativa privada. Abrange um área de 32.630 hectares entre os dois municípios e recebe 100 pessoas anualmente. 

A área ambiental também registrou redução de cortes pelo governo federal. 

Fonte:gazeta digital