Quarta Feira,08 de Julho de 2020 São 09h14

ECONOMIA CIDADES GERAL POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE ENTRETENIMENTO DESTAQUE SOCIAL EDITORIAL PUBLICAÇÕES

PÁGINA INICIAL

FALE CONOSCO

Governo do Estado aciona empresa Magnamed para entrega de respiradores

23/06/2020 - 20:35:47

O Governo de Mato Grosso acionará a empresa Magnamed Tecnologia Médica S.A para que faça a entrega imediata dos 50 respiradores adquiridos pelo Executivo Estadual há alguns meses. A liminar foi proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em audiência online realizada nesta segunda-feira (22). 

Reprodução

STF

 

Por decisão unânime, a União não poderá requisitar administrativamente ou proibir que a entrega seja feita diretamente pela empresa, conforme contrato. A medida foi concedida pelo ministro Luís Roberto Barroso. Os equipamentos serão utilizados para auxiliar no tratamento de pacientes infectados pela Covid-19.

 
 

“O objeto ajuizado na ação federal era para definir isso – o Supremo deu provimento à tese do Estado e entendeu os argumentos. A empresa tem que ser acionada pelo Estado para entregar voluntariamente.  Se não entregar, o Estado irá acionar judicialmente, além de sanções administrativas, como, por exemplo, a declaração de inidoneidade do fornecedor ”, explicou o procurador-geral do Estado, Francisco Lopes.

O Governo de Mato Grosso comprou e pagou por 50 respiradores, por meio da Secretaria de Estado de Saúde. Contudo, quando o Estado já aguardava a entrega dos equipamentos, o Governo Federal fez uma requisição administrativa de todos os equipamentos produzidos pela empresa, que atingiu os aparelhos de Mato Grosso.

Por esse motivo, o Estado recorreu ao STF para que fosse garantido a entrega dos respiradores. Na primeira decisão judicial, do dia 1º de maio de 2020, o ministro determinou a entrega dos equipamentos, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

Fonte:Hiper Notícias