Quinta Feira,06 de Agosto de 2020 São 09h00

ECONOMIA CIDADES GERAL POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE ENTRETENIMENTO DESTAQUE SOCIAL EDITORIAL PUBLICAÇÕES

PÁGINA INICIAL

FALE CONOSCO

MEC anuncia que Enem 2020 será realizado em janeiro

09/07/2020 - 07:39:16

O Ministério da Educação definiu a nova data de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas na versão impressa serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro. Já a versão digital – que teria sua estreia neste ano – será nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Em entrevista coletiva que ocorre neste momento em Brasília, o secretário-executivo do MEC, Paulo Vogel, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, afirmaram que a escolha se deu para que o primeiro semestre letivo de 2021 não fosse perdido.

Paulo Vogel lembrou que o processo de ingresso no ensino superior é formado por etapas e sustentou que a escolha das datas levou esse “processo em cadeia” em consideração.

As notas do Enem servem para o ingresso em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), mas também em instituições particulares, com programas de financiamento estudantil como o Fies.

“Se deixasse para maio, perderíamos o semestre inteiro. E isso é tudo muito caro”, disse Vogel.

A referência dele a maio se deu porque quase metade dos estudantes que votaram na enquete realizada pelo Inep pediram que as provas do Enem fossem aplicadas nos dias 2 e 9 (versão impressa) e 16 e 23 de maio (versão digital).

“Nós dissemos que a enquete não seria o único parâmetro para definição da data”, argumentou Alexandre Lopes, afirmando que mais de 50% dos estudantes preferiram dezembro e janeiro.

A diferença no levantamento realizado pelo instituto foi de menos de 1%. Segundo informações da Agência Brasil, os estudantes que votaram em maio somaram 49,7% dos votos.

Conforme o presidente do Inep, os outros critérios também considerados para na hora da escolha foram as opiniões dos secretários de Educação dos Estados e também dos representantes das instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas.

As provas do Enem estavam originalmente marcadas para acontecer em novembro. O adiamento se deu por conta da pandemia do novo coronavírus, que desde março mantém escolas fechadas em todo o país.

(Com informações da Agência Brasil)

Fonte:Agência Brasil