Domingo,18 de Novembro de 2018 São 08h02

ECONOMIA CIDADES GERAL POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE ENTRETENIMENTO DESTAQUE SOCIAL EDITORIAL PUBLICAÇÕES

PÁGINA INICIAL

FALE CONOSCO

MPE oficiará órgãos competentes para fiscalizarem extração ilegal de minério em MT

31/10/2018 - 10:39:54

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Promotoria de Justiça de Aripuanã (1.200 km de Cuiabá) oficiará o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), a Secretaria de Segurança Pública (SESP), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e demais órgãos competentes, para realizarem a fiscalização e a repressão da extração ilegal de minério que está sendo feita por populares na Fazenda Dardanellos (MT-208), na zona rural de Aripuanã.

Assim que foi informado da situação, o promotor de Justiça Carlos Frederico instaurou Notícia de Fato promovendo as primeiras diligências. Por se tratar de irregularidades decorrentes da atividade de mineração, bem da União, o MPE declinou da atribuição ao Ministério Público Federal (MPF).

A informação é de que maquinários e pessoas estão no local promovendo a extração dos minérios, inclusive, dezenas de populares estão deixando suas funções e empregos em busca do ouro, em tese, existente nas terras da Fazenda Dardanellos. Estima-se que mais de 2 mil pessoas estejam atuando na mineração.

Nas redes sociais (facebook e whatsapp) estão circulando fotos e vídeos de pessoas mostrando pedras douradas, supostamente retiradas do garimpo irregular, o que tem aumentado a cada dia o número de pessoas no local.

Há cerca de uma semana as informações começaram a ser divulgadas, promovendo uma verdadeira corrida em busca do ouro. Pelas imagens divulgadas é possível verificar que enormes valas e buracos já foram escavadas nos paredões. O trabalho está sendo realizado de forma artesanal e até mesmo com a ajuda de algumas máquinas. Acampamentos improvisados também já foram montados para abrigar os garimpeiros que chegam todos os dias à fazenda.

Fonte:Assessoria