Quinta Feira,06 de Agosto de 2020 São 08h52

ECONOMIA CIDADES GERAL POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE ENTRETENIMENTO DESTAQUE SOCIAL EDITORIAL PUBLICAÇÕES

PÁGINA INICIAL

FALE CONOSCO

Saberes populares e plantas medicinais podem ser aliados contra a covid-19

01/07/2020 - 17:57:59

Jatobá, alecrim, eucalipto, moringa, erva-de-santa-maria… A lista com as ervas e plantas medicinais usadas pelas comunidades tradicionais de Cuiabá é extensa. Alinhados aos conhecimentos científicos, os saberes e hábitos de comunidades tradicionais podem ser aliados contra a covid-19.

Essa a ideia de uma cartilha desenvolvidas por professores es estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O trabalho reúne dados sobre as principais plantas medicinais e hábitos de saúde de comunidades tradicionais da Grande Cuiabá. O guia com as plantas e ervas medicinais é um aliado e contribui para melhorar a imunidade durante a pandemia.

A cartilha “Como posso aumentar a minha imunidade em tempos de Coronavírus” aborda o manejo, a higienização, prós e contras e preparo de plantas . Além disso, traz uma checagem de “fake news” sobre cada uma dessas ervas.

As propriedades medicinais e características nutricionais de alimentos tipicamente utilizados na culinária cuiabana, como banana, mandioca e cúrcuma também são detalhados na pesquisa.

O trabalho foi feito em conjunto com profissionais das Unidades Básicas de Saúde nas comunidades de Nossas Senhora da Guia e do Aguaçu.

“O que identificamos é que muitas famílias utilizam plantas da região, além de rezas e benzeções, em sua cultura de hábitos de saúde”, explica um dos tutores do programa, professor Neudson Johnson Martinho.

O resultado da pesquisa faz parte do projeto de extensão “Autocuidado, ações interprofissionais para promoção de saúde em comunidades tradicionais”.

A cartilha com todas as informações pode ser acessada, clicando aqui.

(Com Assessoria)

Fonte:André Souza- O Livre